Eu sou a Desirée!

Agradeço imensamente que você entrou aqui para saber quem eu sou!

Meu nome é Desirée Peñalba. Eu nasci e cresci em Goiânia. Minha família paterna é da nossa querida Campininha – o Setor Campinas, que hoje é um bairro da capital de Goiás e antes fora uma pequena cidadezinha – onde meu tataravô Joaquim Lúcio (homenageado com o nome da Praça do Coreto de Campinas) e meus bisavós, Cândida de Morais e Urias Magalhães moraram, e onde hoje eu também tenho a felicidade de morar.

Minha família materna é do Panamá, um pequeno país da América Central, grandioso pela importância estratégica e comercial do seu Canal: o Canal do Panamá. Minha mãe veio estudar medicina no Brasil, principalmente para se afastar dos conflitos da ditadura política a qual seu pai combatia contra. Meu avô, Hector Peñalba, de quem herdei minha responsabilidade e compromisso com a política, fora perseguido e até exilado à época. Minha mãe, que veio estudar no Brasil, acabou casando com o meu pai, seu colega de faculdade, e hoje, de profissão.

Eu, muito inquieta para cumprir minha missão nesse mundo, decidi desde cedo tornar-me advogada. E assim o fiz, por entender a importância das leis para a defesa da justiça. Entretanto, nunca estive satisfeita com o nosso arcabouço legal. Sempre procurei as causas e as implicações das leis que estudava! “Será que nossas leis cumprem o que se propõem?” – Me questionava. Por isso desde então tenho me dedicado a entender o que cada indivíduo precisa ter numa sociedade para viver em plenitude e em paz.

Especializei-me em Direito Civil, Negocial e Imobiliário e Direito Tributário, e trabalhei com gestão e inovação pelo SEBRAE-GO, acompanhando e direcionando o desenvolvimento de 50 micro e pequenas empresas na cidade de Trindade-GO. Foi nessa época que percebi que qualquer melhoria na gestão ou na inovação de uma empresa não resgataria o ambiente comercial saudável necessário para trabalharem. Era 2015 e a crise econômica só piorava nos seus níveis de desemprego e recessão. O problema não era simplesmente com as empresas ou com seus indivíduos, mas sim com a política econômica brasileira!

Inconformada com essa situação calamitosa, fui para as ruas nas manifestações que tomaram o país. No entanto, logo percebi que não seria o suficiente. Em 2015 mesmo, fundei, junto com alguns colegas, o Instituto Liberdade e Justiça, grupo para promoção e conscientização dos verdadeiros problemas políticos e suas soluções.

Em 2016 ingressei no LIVRES – a renovação do PSL, como líder estadual, e fui candidata a vereadora, sendo a segunda mais votada da coligação, ficando na primeira suplência do partido para a Câmara de Vereadores de Goiânia.

Em 2017, tornei-me especialista em Políticas Públicas pela UFG e encerrei minhas aulas no mestrado em Economia pela Universidad OMMA de Madrid e pela Universidad Francisco Marroquín da Guatemala que comecei no ano anterior. E ainda, criei esse blog para apresentar meus artigos de opinião e continuar na divulgação das verdadeiras mudanças que a política brasileira precisa construir.

Em 2018, passei no rígido processo seletivo do RenovaBR para receber capacitação e uma bolsa de estudos de formação em liderança política. As nossas aulas presenciais em São Paulo e em Brasília tiveram uma carga horária equivalente a uma pós graduação. Lá eu aprendi como coordenar uma campanha política, como organizar uma equipe de voluntários, quais as reformas que o Brasil precisa empreender, dentre inúmeros outros temas como marketing político, ativismo digital e diversidade. Conheci gente do Brasil todo, de todos os partidos e contextos políticos.

Mais preparada para realizar meu sonho de transformar a política, decidi me candidatar a deputada estadual esse ano! Só que a descrença em política e a falta de engajamento cívico dos cidadãos goianos me fez criar uma estratégia mais informal e de responsabilidade cívica. Criei a Revolta do Pequi! Um movimento de indignação política, que é, ao mesmo tempo, uma casa de proposições de ideias para a ética na política.

Como eu também fiz mais de 10 formações em Programação Neurolinguística, Desenvolvimento Pessoal e Coaching, decidi  promover dentro da Revolta do Pequi, um Programa de Capacitação de Liderança Voluntária, pois é fundamental que se compreenda o comportamento humano e quais as verdadeiras atitudes que devem ser tomadas para que os indivíduos prosperem em todas as áreas da vida. Somente com indivíduos mais conscientes do próprio poder que nós conseguiremos transformar a nossa sociedade!

A liberdade e a responsabilidade são os critérios fundamentais para se atingir a justiça, em qualquer situação! E diferentemente dos ideais políticos que defendem uma revolução ou uma destruição de tudo o que existe para recomeçar do zero, eu não acredito que se deva “explodir uma casa” porque ela está mal construída. Ficar sem casa para morar, ferir-se ou prejudicar inocentes e indefesos, não é a melhor escolha.

Democracia é você fazer parte do poder de escolha e da promoção dos candidatos que irão lhe representar. Se continuarmos com as mesmas atitudes, não teremos novos resultados!

Precisamos, portanto, derrubar as paredes da velha política, uma a uma, e ir reconstruindo as leis e as estruturas que nos levam a viver a sensata e tão sonhada… POLÍTICA QUE VOCÊ RESPEITA!

Conta comigo!

Um abraço fraterno.

Eu sou Desirée.