E aí pessoas! Trago pra vocês mais uma recomendação de livro: A Anatomia do Estado – Murray Rothbard.
Lições do Livro:
1) O Estado não somos nós, cidadãos.
O Estado não somos nós, cidadãos. Se 70% das pessoas decide sacrificar as 30% restantes, não significa suicídio voluntário.
2) O meio natural de sobrevivência é a produção e a troca.
O meio natural de sobrevivência é a produção e a troca, ou seja, o meio econômico. O meio político é aquele que vive subtraindo os recursos alheios.
3) A produção precede a expropriação.
A produção, portanto, precede a expropriação. O livre mercado, portanto, é anterior ao Estado.
4) O estado nunca foi um contrato social.
O Estado nunca foi um contrato social, senão uma conquista exploratória.
5) Para se manter no poder, o governo precisa de apoio do povo.
Para se manter no poder, o governo precisa do apoio ou da subjugação do povo. Pra isso, a sua principal tarefa é assegurar a aceitação ativa ou a resignação passiva da população.
6) Para isso, o governo usa de CULPA.
Para isso, o governo usa de CULPA: para você sentir-se mal ao querer enriquecer-se em vez de doar-se tanto aos outros; MEDO: pra você achá-lo importante e protetor; TEORIAS CIENTÍFICAS: para você acreditar que ele quer o melhor para você, HISTÓRIAS: de heroísmo e ações que te salvaram de algo pior. E muito mais!
Se você se interessou, vale a pena a leitura!
Se interessou?
-
A Anatomia do Estado
- por
-
Capa Comum – Edição padrão, 1 jan 2012
- 50 páginas
Sinopse by Amazon:
Em A anatomia do estado, Murray Rothbard explica o que o estado é e o que ele não é. Ele mostra como o estado nada mais é do que uma instituição que viola tudo aquilo que consideramos honesto e moral, sempre agindo sob uma falsa aura de bondade e preocupação para com o cidadão. Ele demonstra como o estado devasta a liberdade, destrói a civilização e ameaça a vida, a propriedade e o bem-estar social de todas as pessoas.
Neste influente e original ensaio, Rothbard consolida tudo o que aprendeu com a tradição misesiana, com a tradição liberal e com a tradição anarcocapitalista, dando origem, de forma verdadeiramente inovadora, a um pensamento profundamente sistemático sobre economia política e social.
O leitor que assimilar a concepção de Rothbard conseguirá entender claramente como todos os eventos estatistas atuais se encaixam de maneira lógica e compreensível, alterando para sempre a maneira como ele vê o mundo.
Comentários