Dória e Benê: Qual sua opinião, Desirée?

Bene Barbosa dá uma aula de segurança para João Dória numa ótima conversa civilizada.
Matéria original realizada pela Gazeta do Povo em 29 de junho de 2017Acesso em: 30 de junho de 2017 às 14:50.


Dória e Benê: Qual sua opinião, Desirée?

A gente só quer poder sair na rua sabendo que vai voltar, com tudo o que a gente levou no bolso e na bolsa, com a mesma integridade física, e que a nossa casa também continue do jeito que a gente deixou. Ninguém quer precisar se defender com arma de fogo! Até porque a necessidade da defesa pressupõe um ataque.

O problema de segurança pública, quando tratada isoladamente, ignora tantos fatores relevantes, que distorce todo o sentido do debate. A violência é configurada em diversos matizes de acesso à educação, à riqueza, à saúde, etc. Nada justifica, isto é, nada torna justa a violência.

Acontece que a violência existe, ataques existem diariamente. Se o Estado não provê a segurança que deveria, qual a justiça de impedir que os cidadãos se defendam, no cenário atual?

Muitos estudos foram feitos para apoiar tanto o armamento como o desarmamento civil. Gente muito inteligente defende com veemência tanto um lado quanto o outro. No meu ponto de vista, eu repito: não acho que o problema seja resolvido armando ou desarmando a população.

O problema é de segurança, e este tema precisa ser resolvido no seu cerne, com todas as variáveis inclusas, no longo prazo. Veja bem: qualquer melhoria na segurança só será resolvida com anos de planejamento, educação cultural, execução de políticas públicas e avaliação bem feita do seu progresso. Mas, no curto prazo, eu fico com o direito de autodefesa.

Fonte Bene Barbosa dá uma aula de segurança para João Dória numa ótima conversa civilizada - Gazeta do Povo

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...